sexta-feira, 22 de abril de 2016

Primeira Comunhão , a honra de ser Evangelizadora(catequista)


 Hoje dedico este post as crianças que fizeram a primeira Comunhão no domingo passado (17.4.2016)

Foram 27 crianças que fazem a caminhada comigo há 3 anos, ensino e aprendo com estas crianças, Deus coloco-as no meu caminho para que eu pudesse aumentar a minha Fé e ajudar estas crianças a formar a sua Fé.



Queridos meninos e meninas, no fim deste belo encontro, só tenho uma palavra: obrigada Senhor Jesus!
Obrigada por esta Festa De fé.
 Obrigada por este encontro entre nós e Tu Jesus.
A Vossa Primeira comunhão foi uma verdadeira festa do Perdão e da Eucaristia.
Foi uma festa previamente pensada para vocês e por vocês com ajuda dos pais que são os “primeiros educadores da fé”.
A Primeira Comunhão tem um significado muito especial pois uma criança já baptizada, ao abeirar-se da Eucaristia, é acolhida à mesa onde o Pai reúne todos os seus filhos. Se numa família humana “estar à mesa” é sinal de intimidade e comunhão, então numa «família cristã» (na Igreja), participar da Eucaristia é estar em Comunhão com Cristo e com os que pertencem a Cristo. E esta será a primeira vez. Mas não a última, em que isso acontece.
 Neste sentido, a Eucaristia que celebramos não é um «assunto privado» de cada criança. Não é só, nem em primeiro lugar, a «festa da família aí em vossa casa». É sobretudo uma celebração de toda a Igreja. Porque é a Igreja (Povo de Deus; Comunidade Cristã) que celebra a Eucaristia. E assim como a Comunidade acolheu estas crianças no Baptismo, reconhecendo-a como filho(a) de Deus, acolhe-a agora à volta da mesa da Eucaristia. Acolhe, com a condição, de que esta criança realmente quer e precisa da Eucaristia. E quer a Eucaristia, não uma vez, quando calha, mas todas as vezes, que é chamada a fazê-lo: aos domingos e dias santos. Pois na hora da Santa Missa todo o Céu está reunido, o céu abre-se com todos os seus anjos e santos para honrar e glorificar o Pai, sendo assim a Eucaristia não pode, de facto, ser desligada do Baptismo. Ela é o alimento e o sustento do Baptismo.  É nela que o cristão escuta a Palavra e celebra a presença amiga do Senhor. É nela que o Pai alimenta os seus filhos. É nela que o Filho dá a vida por nós. É n’Ela que o Espírito de Deus nos une no mesmo amor.
 Os sacramentos que iniciam a nossa relação com Cristo e com a Igreja são o Baptismo, a Eucaristia e a Confirmação. Ao fazer a Primeira Comunhão (Festa da Eucaristia), vocês crianças deram mais um passo na vossa Iniciação Cristã. Quer dizer, entram um pouco mais, participam mais ativamente. Não se pode aceitar que alguém celebre a Eucaristia, para logo a deixar... Não se concebe que alguém queira ser iniciado na vida da comunidade, participando na Eucaristia, e logo depois esqueça a Comunidade e a Eucaristia. É uma ofensa gravíssima a Deus, pedir a Comunhão para logo depois a desprezar. Os pais, devido a tenra idade dos seus filhos, têm ainda especial responsabilidade nesta festa. A sua participação na Eucaristia a Dominical é essencial. O seu testemunho é fundamental. Como hão-de os filhos, ainda tão dependentes dos pais, participar na Eucaristia se os pais não o fazem e até os impedem de fazer?
É inadmissível que uma criança faça a primeira comunhão quase como quem faz a última! É inadmissível dar a comunhão a uma criança que diz querer estar mais dentro da vida da Igreja e logo depois abandonar a Catequese, a Eucaristia e a Comunidade.


Pensemos bem. e continuemos juntos a "fazer tudo o que Jesus disser".
Além das crianças receberem a comunhão, também tivemos pais que depois de muitos anos de afastamento retornaram ao Pai através da Eucaristia e da confissão, que seja o inicio do retomar uma amizade tão especial com Nosso Senhor Jesus. Que Deus seja louvado.