terça-feira, 19 de maio de 2015

Ao Redor da Mes- rolo de carne



 Este final e semana  estive no retiro de oração das Famílias de Caná , fui eu e minha filha com a Família Power o que é sempre uma viagem de aprendizagem a vários níveis.
Seguimos em dois carros abarrotados de coisas levamos roupas, computadores, comida para o almoço e para o jantar de sábado e no domingos iriamos almoçar com a comunidadepertence ao Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, FSC, Fratum Scholarum Christianorum (mais conhecidos em alguns locais como Irmãos de La Salle).
Durante o almoço de sábado fomos revendo famíias de caná que já conheciamos e fomos conhecendo outras.O almoço foi partilhado. A noite mais uma vez juntamo-nos ao redor da mesa com alegria e entusiasmo  pois o retiro com adultos  e com as crianças foi muito proveitoso. De manhã novamente juntamos ao redor da mesa para o pequeno almoço. Seguimos para Viana do Castelo onde fomos muito bem recebidos pelo Senhor Padre Vasco na Igeja de São Domingos parrticipamos na Eucaristia.Depois disso seguimos com o irmão Guilherme para Barcelos até a comunidade  onde a nossa Teresa deu uma palestra a vários jovens que nos agraciaram com um belo almoço feito pelo irmão Guilherme com ajuda dos jovens.Sentei-me ao lado do irmão Guilherme que é uma simpatia de pessoa sempre muito prestativo e preocupao com o nosso bem estar.Em conversa com o irmão Guilherme falei deste blogue  e da ideia meia espatafurdia de utilizar um blogue de receitas para falar de Deus e cheguei a conclusão que afinal ao redor da mesa é que aconteceram as coisas mais belas da biblia,  a prieira Eucaristia onde aconteceu? ao redor da mesa com Jesus e seus apóstolos isso levou-me a pensar  no que acontece e aconteceu ao redor da mesa.Então vejamos:

Na Bíblia encontramos vários textos que abordam o valor da refeição em família . A mesa nos tempos bíblicos era diferente das que temos hoje. Coisas importantes, na história bíblica, aconteceram ao redor da mesa.
Reconciliação e perdão: Uma das passagens mais lindas de toda e Bíblia é o reencontro de José com seus irmãos ( Gn 42 a 45). O perdão de José aos seus irmãos se deu num ambiente de refeição (Gn 43.31-34). Lendo esse texto, podemos externar nosso arrependimento, pedir perdão ou liberar o próprio perdão ao redor da mesa.
Lembranças: Em Êxodo encontramos Deus orientando o povo para usar a refeição em família para relembrar a libertação do Egito.(Exodo 12.1-20)
Usemos os momentos das refeições para lembrar o quanto Deus tem sido bondoso para com sua nossa família. Lembremo juntos o que Deus tem feito a favor da família.
Ensinamento: Jesus usou um momento de refeição, na casa de um fariseu, para ministrar lições valiosas para os Seus discípulos ( Lc 14.1-14). Naquela oportunidade falou sobre as prioridades do Reino e do valor da humildade.
Aproveitemos as refeições em nossas casas para ensinar nossos filhos e transmitir preciosidade eternas para suas vidas.
Em  Deuterônomio 6. 4-8 é um texto muito conhecido. Embora a palavra “mesa” não apareça no texto, podemos concluir que o momento que a família sentava à mesa era de sua importância para os pais instruírem seus filhos a respeito de Deus e Sua vontade. “Converse sobre elas quando estiver sentado em casa”, nos aponta que o momento da refeição é um lugar propício para ensinar os filhos a respeito das coisas espirituais.
À mesa também podemos conversar com os filhos sobre o valor de uma boa refeição e os benefícios que um alimento rico em fibra, proteína e vitaminas podem fazer ao organismo.
Partilha: Jesus também usou um ambiente de refeição, ao redor da mesa, para compartilhar sua dor e sofrimento ( Mt 26.17-30).
Podemos aproveitar um ambiente de refeição para abrir o coração e compartilhar com nossos queridos as preocupações, ansiedades, dores e sofrimentos.
Lugar de sonhar: Gênesis 24.50-60 narra como se deu o acerto de casamento de Isaque e Rebeca. Com certeza hoje, em nossa sociedade, não é recomendável. Mas o que está por trás do texto é que podemos usar as refeições em família para compartilhar com os filhos os nossos sonhos, como pais e mães, a respeito dos seus futuros maridos e esposas. Aproveitemos as refeições em  família para conversar  com nossos filhos sobre o casamento, namoro e noivado.
Alegria: Jesus usou a figura da refeição para falar de alegria (Ap 3.20). Cear com alguém está associado, na cultura hebraica, a momentos de alegria.
Transformemos as refeições em nossa família em momentos de alegria, de riso e de contentamento.
Concluindo, procuremos fazer das refeições momentos marcantes em família. A mesa é um lugar propício para deixar um legado para nossos filhos e entes queridos.
´
Durane o almoço de sábado um senhor que estava no retiro elogiou o meu rolo de carne e pediu-me a receita eu dei-lhe  e agora vou partilhar convosco para fazerem para um almoço ou para um picnic

Rolo de carne
ingredientes:
1 kg de carne de vaca moida
1 embalagem de sopa de cebola 
1 embalagem de natas(200ml)
para o recheio
2 embalagens de mussarela 
250 gr de fiambre
1 lata de cogumelos
 Modo de preparar:
Junte a carne, a sopa de cebola e as natas e misture tudo muito bem. Estenda a carne na banca e espalme bem formando um retangulo , por cima desse retangulo espalhe a mussarela, o fiambre e os cogumelos. Enrole em forma de rolo coloque num pirex  e leve ao forno a 250ºColoque papel aluminio por cima se for preciso a meio da cozedura. Sirva quente ou frio com uma bela salada e arroz.


Dica:se quiser pode fazer o dobro da quantidade e congele o rolo, no ia que quiser fazer tire do congelador e asse depois de descongelado.
                                                      Igreja de São Domingos - Viana do Castelo
                                                      Pães de Deus que levei para partilhar
                                                        Castelo de Neiva

                                                            Viana deCastelo







2 comentários:

  1. Vera, que alegria!!!
    Não sabia deste blogue, vou ler tudo com calma pois já vi que tem aqui coisinhas bem boas!!!
    Beijinhos cheios de saudades e um enorme obrigada porque cuida sempre tão bem das nossas crianças e de nós também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Olivia, eu é que agradeço confiares o teu maior tesouro a nós.Tudo o que fazemos é por amor e fazemos "tudo o que Ele disser". Tudo o que é feito com amor é gratificante.Aproveita as coisinhas doces para mimar as meninas e o maridão. Bjinhos

      Excluir